PATROCÍNIOS 2019

PATROCÍNIOS 2019

ACADEMIA DE CICLISMO

ACADEMIA DE CICLISMO

segunda-feira, agosto 13, 2018

VOLTA A PORTUGAL DE CADETES

XI VOLTA A PORTUGAL DE CADETES 2018, a volta a Portugal de cadetes para jovens de 15 e 16 anos é o ponto mais alto da época, para alem de ser para todos uma experiência excelente é para os jovens o culminar de um ano de trabalho que se resumem a três dias, três etapas intensas física e emocionalmente.
A volta, para participar, o Clube tem que ter licença de competição e ter pelo menos 5 ciclistas, o GDT no inicio da época só tinha três ciclistas nessa faixa etária, mas propunha-se a participar, pela experiência e porque dois desses ciclistas no próximo ano já passam a juniores. O único clube, para alem do GDT, a ter formação de competição nestas idades na nossa zona é o VINHAIS EXTREME, liderado pelo Hélder Magno que desde o inicio se mostrou receptivo á iniciativa, tinha nascido a equipa GD Torre de Dona Chama/Vinhais Extreme. 
Passamos a ter 6 ciclistas, ainda tendo mais uma vaga, porque podíamos levar 7 ciclistas, foi escolhido um ciclista de Mogadouro, que por não ter licença de competição foi integrado no GDT. 
27, 28 e 29 de julho de 2018, foi o baptismo em provas por etapas destes pioneiros do distrito de Bragança e logo na VOLTA A PORTUGAL DE CADETES, parabéns ao, SAMUEL CARVALHO, RÚBEN LOPES, SAMUEL PIRES E SANDRO TEIXEIRA do GDT e ao GONÇALO BEATO, RÚBEN SANTAREM e GUILHERME GONÇALVES do VINHAIS EXTREME.
O objectivo desportivo traçado por mim era ter um ciclista nos 50 + e transmitir-lhes o "bichinho" da estrada, espírito de grupo e essencialmente compreenderem que dadas as limitações de todos, participar, dar tudo, dignificar a camisola já era uma vitória. A experiência adquire-se pela experiência e eu estou cá para os ajudar a adquirirem essa experiência, qualidade tem todos, falta só um pouco de disciplina, criar mais condições e no próximo ano voltar, competir mais ao longo do ano e mostrar que a "LOCOMOTIVA TRANSMONTANA" tem "pedais" para andar!
Samuel Carvalho - 16 anos, Em 2019 passa a júnior, qualidade de rolador, passa bem a média montanha, já é um estradista, no próximo ano vamos trabalhar mais, ganhar confiança e dar mais consistência ao treino.
Ruben Lopes - 16 anos, também passa a júnior, rápido e irrequieto, boas qualidades no ciclismo, se ele quiser, vamos trabalhar muito em 2019 é isso que falta.
Samuel Pires - 15 anos, tem mais um ano de cadete, trabalhou e evoluiu este ano, mostrou ter qualidades de trepador, ainda é um bom "diesel", as quedas fizeram-no perder confiança, veio o medo a descer, 2019 vai ser decisivo para a sua evolução competitiva.
Sandro Teixeira - 15 anos, o " rapaz de Mogadouro", pouco trabalhei com ele, mas deu para ver que não desiste, é um todo terreno, gostou da estrada embora esteja mais "rodado" no BTT. Está inserido num bom grupo onde pode evoluir - MONOPTEROS BIKER´S - de Mogadouro se optar pela estrada, cá estamos para o receber.
Gonçalo Beato - 16 anos, muito rodado no XCO e BTT, pela sua maneira de ser, consegue ter já mais disciplina de treino que os outros, recupera bem, bom a subir ( mesmo ele ficou surpreendido), adaptou-se bem a estrada e a "vida" no pelotão. 2019 passa a júnior, a estrada espera por ti!
Ruben Santarem - 16 anos, ainda não tinha na curta carreira experiências tão intensas em competição, ter passado por isto, tornou-o mais forte, tem capacidades e margem para evoluir, sobe bem, raçudo, bom elemento.
Guilherme Gonçalves - 15 anos, continua cadete, tem muita margem para evoluir, basta que receba bem a disciplina de treino a que "obriga" a sua idade para percebermos quais as suas características, mostrou ter garra e sabe o que faz, possivelmente senti que foi o único que, mesmo assim prefere BTT.
Tendo em conta que só tivemos três dias de estágio e só trabalhei com alguns o mês anterior os resultados foram muito positivos, todos aprendemos, nunca me vou esquecer deste grupo, obrigado a TODOS!
Não me podia esquecer, por ultimo, porque é o que menos interessa, o pouco interesse local acerca desta competição e outras onde estão englobados ciclistas desta idade, mostrando que a educação desportiva em geral na nossa zona está com atraso de 10 anos em relação ao resto do pais, estou a ser simpático, especialmente passando por pais e dirigentes desportivos.

Carlos Pires - Treinador de ciclismo nível 2 - treinador do GDT, orgulhosamente treinador da "Locomotiva Transmontana " na Volta a Portugal de Cadetes. 


Sem comentários: